Tráfico de animais silvestres no Brasil: uma verdade oculta

O tráfico de animais silvestres é um problema que atinge toda a sociedade, sendo a terceira maior atividade ilegal no mundo, perdendo apenas para o tráfico de armas e de drogas. O Brasil possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo e acaba se tornando um dos países mais visados pelos traficantes. São muitos os danos causados, e poucas as ações de fiscalização e combate ao tráfico. Saiba mais em nosso artigo a respeito da realidade enfrentada por diversos animais silvestres vítimas desta prática pouco discutida em nosso dia a dia.

A prática do tráfico de animais silvestres traz consequências graves não só para a sociedade, mas também para a economia. Somente no Brasil, 38 milhões de exemplaressão retirados da natureza e aproximadamente 4 milhões desses animais são vendidos, movimentando assim cerca de US$ 2,5 bilhões ao ano. As redes de tráfico de animais atuam ligadas a outros comércios, como o de drogas, armas, álcool e pedras preciosas. O avanço da tecnologia também facilita a ação dos criminosos, auxiliando no monitoramento contínuo das rotas, dos animais mais cotados no mercado negro e na utilização de telefones celulares e computadores para fraudar documentos e realizar vendas pela internet. A Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres afirma que o comércio ilegal de vida silvestre é incentivado por quatro razões: animais para zoológicos e colecionadores particulares, animais para uso científico/biopirataria, animais para petshops e, por fim, animais para produtos e subprodutos.

Localizar o local onde os animais são capturados é uma tarefa difícil, pois eles não ficam apreendidos nos locais de captura e nem sempre há um só destino. A movimentação de animais é intensa, passando pelas mãos de pequenos e médios traficantes para serem enviados aos grandes contrabandistas brasileiros e internacionais. Além disso, a venda também pode ocorrer muitas vezes via internet, em feiras ilegais ou até mesmo em petshops.

E quais as consequências desta prática?

Há três grandes consequências do tráfico de animais que podemos dividir nas categorias:

• Sanitárias:

Os animais ilegais são vendidos sem nenhum tipo de controle sanitário podendo transmitir doenças graves e até mesmo desconhecidas.

• Econômica/Social:

O tráfico movimenta uma grande quantidade de recursos financeiros sem impostos recolhidos para os cofres do governo.

• Ecológicos:

A captura dos animais na natureza sem critérios, acelera o processo de extinção das espécies e causa problemas nas interações ecológicas e perda de herança genética. Também pode oferecer danos ecológicos através da introdução de espécies exóticas, pois mesmo adquiridos como animais de estimação, os mesmos são abandonados em áreas naturais pelos seus compradores.

De acordo com o Ibama cerca de 80% dos resgates são de aves, sendo os papagaios os mais vulneráveis. Há uma grande dificuldade em monitorar a rota do tráfico e segundo Dener Giovanini, coordenador-geral da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) “Os crimes contra a fauna são considerados um mal menor por autoridades policiais e juristas”. A Lei prevê como punição para o tráfico de animais, prisão de seis meses a um ano e multas que podem chegar até R$ 5,5 mil por animal apreendido.

A educação é o melhor caminho

Diante de tantos danos que resultam do tráfico de animais e dos obstáculos encontrados na fiscalização e combate, a educação ambiental é vista como peça importante para diminuir esta prática. O “analfabetismo ambiental” ou a falta de informações sobre os problemas ambientais é responsável por diversas ações danosas ao meio ambiente, que são realizadas muitas vezes sem conhecimento de sua nocividade.

Muitos dos animais que a Animal Care recebe foram vitimas do tráfico. Eles necessitam de cuidados específicos, desde a alimentação saudável até cuidados veterinários. Tudo isso para que os animais possam viver em um local seguro e agradável, como seria em habitat natural.

Você também pode ajudar! Faça parte do nosso projeto, é muito simples ser um doador! Aceitamos doações de qualquer valor, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Assim, podemos continuar proporcionando segurança e conforto aos nossos bichinhos.