Entenda como a tecnologia está ajudando a salvar animais!

Sites, aplicativos, dispositivos e muito mais! A tecnologia está ajudando a salvar diversos animais vítimas de tráfico, maus tratos, acidentes e que correm perigo de extinção. Entenda como:

• Melhora no mapeamento e na visualização

O Google Earth é mais do que apenas uma maneira de fazer mapas ou conseguir direções. Através dele é possível conversar e preservar espécies e habitats. Diversos animais estão sendo protegidos por organizações que utilizam este software como forma de mapeamento, visualização e ilustração das ameaças à sobrevivência das espécies.

• Fotografia e vídeo com controle remoto

Uma forma de aprender sobre os riscos e as necessidades das espécies ameaçadas, é levantando de perto e registrando cada detalhe da vida selvagem em seu habitat natural. Graças a ideias como a do BeetleCam, hoje em dia é possível observar diversos animais facilmente.

• Monitoramento remoto de sons dos animais selvagens

Pesquisadores desenvolveram uma nova tecnologia de computador que é capaz de escutar sons de vários pássaros ao mesmo tempo. Assim é possível identificar quais espécies estão presentes e também quais estão mudando devido à perda de habitat ou alterações climáticas. Essa tecnologia não irá contribuir apenas para aves, mas também para sons da floresta, incluindo insetos, macacos e até mesmo mamíferos marinhos.

• Aplicativos para mapeamentos de animais

Com o objetivo de reduzir acidentes de trânsito envolvendo animais silvestres, foram criados aplicativos que possibilitam aos usuários fotografar animais envolvidos em colisões e enviar essas imagens pelo aplicativo. O sistema realiza o levantamento dessas informações, como, espécies, localização e também a possível causa do acidente. O Urubu Mobile é um app com essa função e está disponível para download nas plataformas iOS e Android. Ele foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (MG), em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a Tetra Pak e o TFCA/Funbio.

A Animal Care acolhe diversos animais que necessitam de cuidados específicos. Contribua para melhorar cada dia mais a vida dos nossos moradores, é muito simples! Faça parte do nosso projeto!

Nós aceitamos doações de qualquer valor, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Assim podemos continuar proporcionando segurança e conforto aos nossos bichinhos.