O Santuário Animal Care acredita que o lugar dos animais silvestres é a mata

Em cada dez animais traficados, apenas um sobrevive e, dentre os que são recolhidos, muitos não têm condições de voltar a viver na natureza e precisam de cuidados e alimentação adequados e permanentes até o fim de suas vidas.

O Santuário Animal Care está situado em Angra dos Reis, em meio à Serra da Bocaina, na Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro. Numa área de 60.000 m2, mantemos viveiros em dimensões adequadas aos animais, com vegetação natural do bioma, água corrente e totalmente cercados pela mata, de forma a proporcionar a ambientação ideal para cada espécie.
De acordo com dados apresentados pela Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), a cada ano, no Brasil, 38 milhões de animais silvestres são retirados da natureza e comercializados em condições insalubres, sofrendo violência e maus tratos, vendidos para consumo de entretenimento animal, biopirataria e, ainda, para colecionadores.

O Santuário Animal Care acredita que o lugar dos animais silvestres é a mata
Um ambiente ecologicamente equilibrado das matas e florestas só é possível com a presença de sua fauna silvestre. Os animais silvestres cumprem funções essenciais na natureza e são importantes agentes de preservação do bioma e do controle das espécies na cadeia alimentar.
No entanto, sabemos que a realidade do tráfico de animais no País é alarmante. Segundo o Relatório Nacional sobre o comércio ilegal de fauna silvestre (Recntas, 2001), somos responsáveis por 15% de todo o comércio de animais no mundo. Um negócio que movimenta 20 bilhões de dólares.

A maior parte dos animais é retirada de seu habitat ainda filhote. Para o transporte, são anestesiados, drogados e confinados em gaiolas e caixas superlotadas.
Oitenta por cento dos animais traficados são aves. Papagaios, tucanos e araras-azuis têm penas e garras cortadas, olhos queimados, entre outros tipos de violência. O macaco-prego, o bugio e outras espécies de mamíferos também são vítimas desse crime ambiental.

Animais silvestres não são domésticos
Dos que sobrevivem ao tráfico, a maioria é comprada por pessoas que os humanizam e os tratam como animais domésticos
Em torno de 60 milhões de brasileiros possuem animais silvestres (Recntas, 2001).

Além de ser uma prática ilegal, os compradores contribuem com o desequilíbrio do meio ambiente e para o sofrimento desses seres.
Por uma nova ética no trato com os animais
No mundo contemporâneo, cresce a consciência de que os animais silvestres não nasceram para serem confinados ou expostos. Sabemos que experimentam sensações e afetos, não apenas de forma reativa e mecânica, mas de forma consciente. Sentem-se tristes ou felizes, acolhidos ou rejeitados. Percebem positiva ou negativamente suas experiências. A senciência é um dos conceitos que orientam o trabalho dos voluntários, profissionais e responsáveis pelo Santuário Animal Care.
Entendemos como sendo responsabilidade de todos multiplicar as atitudes de compaixão, respeito e carinho com os animais.

Como uma instituição que participa da causa pela preservação das matas e da manutenção das espécies silvestres, o Santuário Animal Care vem buscando apoio junto ao setor privado e instituições para o desenvolvimento e expansão de suas atividades.
Nossa proposta inclui o acolhimento dos animais, a ampliação de nossa infraestrutura e o desenvolvimento de projetos de pesquisa, educacionais e de popularização da conscientização de novas práticas que envolvem a relação entre os seres humanos e o meio ambiente.

Simone Duque
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO ANIMAL CARE