55 21 991732258
animalcare.contato@gmail.com
Compartilhe esta página:
Queimadas atingem milhares de animais silvestres todos os anos

Todos os anos entre os meses de abril e setembro, período de seca, o número de animais silvestres feridos pelas queimadas aumenta. Desde 2010, cerca de mil animais de várias espécies são encaminhados todo ano para a reabilitação.


As queimadas podem atingir diretamente os animais, principalmente aqueles que não conseguem se movimentar com rapidez. Já outras espécies acabam sendo atingidas indiretamente, pois são obrigadas a fugir do fogo e sofrem acidentes em rodovias, caem em buracos ou valas. Quando sofrem fraturas nestas situações perdem membros, principalmente inferiores, como veados e capivaras. O veterinário Diogo Siqueira explica que “para fugir do fogo eles vão para a cidade e acabam acidentados. Já os animais mais lentos, que não conseguem escapar, são os que mais sofrem. São filhotes de aves, ouriços, primatas, que ficam encurralados embaixo das árvores e sofrem queimaduras graves e morrem. “

As práticas destas queimadas irregulares atingem até mesmo os animais totalmente reabilitados, já que eles não poderão retornar ao habitat natural. O principal motivo é devido a possibilidade de carregarem doenças ou de não se adaptarem.

Aceiro pode minimizar os impactos das queimadas

Mesmo que seja feita dentro da lei, a queimada impacta no habitat dos animais silvestres. Eles perdem abrigo e acesso aos seus alimentos. Porém, mesmo sendo tão prejudicial, muitos produtores agrícolas utilizam esta prática.

Uma forma de prevenir e minimizar os impactos das queimadas é através da abertura de aceiros. Esta técnica consiste em retirar a vegetação rasteira que fica ao redor da área a ser incendiada. Forma-se assim uma barreira que evita que o fogo se propague.

A major Maria Luiza Parca considera que “é imprescindível uma mudança de comportamento e uma parada completa do uso do fogo para queimas, seja de restos vegetais ou resíduos de podas e lixo. Mais que extinguir o fogo, é necessário extinguir a prática corriqueira do uso do fogo”.

Lembrando que a queimada só é autorizada mediante a obtenção de autorização ambiental no Instituto Estadual de Florestas (IEF).  Caso o incêndio seja considerado criminoso pode resultar em prisão.

Se avistar qualquer tipo de queimada, tanto na zona rural como na urbana, denuncie! Entre em contato com os bombeiros pelo telefone 181.

Lutando todos os dias pelo bem-estar animal

A Animal Care oferece abrigo para diversos animais que foram vítimas de práticas como esta. Eles necessitam de cuidados específicos para que possam viver em um local seguro e agradável, como seria em seu habitat natural.

Melhore a vida dos nossos moradores. É muito simples fazer parte do nosso projeto! Aceitamos doações de qualquer valor, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Dessa maneira, podemos continuar proporcionando segurança e conforto aos nossos bichinhos.

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *

Phone: 55 21 991732258
Endereço: Estrada Beira Rio - s/nº - Bracuhy