Por uma nova ética no trato com os animais

No mundo contemporâneo, cresce a consciência de que os animais  não nasceram para serem mau tratados, confinados ou expostos, como acontece, especialmente, com os animais da fauna silvestre, vítimas do tráfico e do comércio ilegal.
Esse reconhecimento chegou ao legislativo brasileiro e, no último dia 7 de agosto, o Senado Federal aprovou o projeto de lei que concede aos animais uma natureza jurídica especial. Isso significa que esses seres, sejam domésticos ou silvestres, não poderão mais ser considerados objetos.
Os que lutam pela causa animal já há muito reconhecem que os animais experimentam sensações e afetos, não apenas de forma reativa e mecânica, mas de forma consciente. Sentem-se tristes ou felizes, acolhidos ou rejeitados. Percebem positiva ou negativamente suas experiências.
A senciência é o conceitos que fundamenta essa compreensão e tem orientado profissionais e pesquisadores de diversos setores da economia a buscar o bem estar animal em suas atividades, sejam nas pesquisas laboratoriais, ou mesmo na produção direta, como na indústria agropecuária.
Esse mesmo conceito orienta o trabalho dos voluntários, profissionais e responsáveis pelo Santuário Animal Care.
Sabemos que os animais que nos são encaminhados chegam debilitados tanto fisicamente como emocionalmente e necessitam de cuidado, carinho e proteção. Aqui, eles encontram um lar para o resto de suas vidas.
E queremos muito multiplicar essas atitudes de compaixão, respeito e carinho com os animais. Convidamos a todos a fazerem parte conosco desse projeto através de serviços voluntários, doações de qualquer natureza, financeira, alimentos e outros artigos necessários à manutenção da qualidade de vida dessas espécies.

Acompanhe nossas atividades nas redes sociais @associacaoanimalcare e junte-se a nós!