Louro José deu visibilidade à luta pela preservação das espécies silvestres
A morte do ator Tom Veiga, no último dia 1, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), abalou milhões de telespectadores do programa Mais Você, da Rede Globo. Parceiro da apresentadora Ana Maria Braga, Tom Veiga era a voz e os trejeitos do papagaio Louro José. Durante 19 anos, diariamente, Louro José entretinha os telespectadores com sua alegria e provocações engraçadas a apresentadora.
Ana Maria relembrou em seu programa em homenagem ao ator, que precisava de um personagem animal que ‘falasse” com ela nas gravações. “Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio”, relembrou sobre a criação de Louro José feita em parceria com Tom Veiga.
Ana Maria diz que sempre separou o ator do personagem. No entanto, ambos se confundiam quando o tema era o amor à natureza e defesa da causa animal. Em 2001, Louro José discursou no Congresso Nacional, em Brasília, pedindo maior atenção dos parlamentares para os animais silvestres, contra o tráfico da fauna brasileira.
Na edição de Mais Você do último dia 4, Ana Maria Braga relembrou o evento. “Quando pari o Louro na minha cabeça, imagine ter isso? É um boneco discursando no Congresso Nacional. Se a gente não tivesse visto com os próprios olhos, seria difícil acreditar, nem no sonho mais bonito teríamos isso”, declarou com orgulho a apresentadora. “O Louro era tão querido e foi a atração do Congresso naquele dia.”
“Fiscal” do Ibama
Segundo Ana Maria, Louro José foi um eterno defensor dos animais que tinha prestígio entre as autoridades ambientais sendo “Fiscal Honorário” do Ibama.
Diante dos parlamentares, Louro José parabenizou o trabalho dos ativistas da causa animal, lembrando que humanos e animais “não podem viver um sem o outro”. O papagaio mais querido dos brasileiros discursou durante meia hora pedindo às autoridades mais responsabilidade na defesa e proteção dos silvestres.
Em depoimento, o ambientalista Dener Geovanni, que esteve ao lado de Louro na sessão da Câmara dos Deputados, em Brasília, reforçou a importância do personagem para a luta pelos animais que vivem na natureza e são alvos de caçadores e comerciantes ilegais. “O Louro José lutava por mais leis, mais proteção ambiental, mais atenção e mais cuidado com seus irmãos animaizinhos”.
Ator adotou cão durante um dos programas
Mas, Tom Veiga também mostrou seu lado solidário aos animais e surpreendeu Ana ao anunciar durante uma das reportagens do programa que estava adotando um cachorro. A notícia foi ao ar em 13 de novembro do ano passado, como uma forma de chamar atenção para os pedidos de adoção de gatos e cachorros durante uma reportagem sobre adoção de animais.
Santuário lamenta perda
A equipe do Santuário Animal Care lamenta a morte do ator Tom Veiga e a perda deste personagem tão carismático como o papagaio Louro José que representa luta pelo direito dos animais à vida. Louro José nos trazia a mensagem de que precisamos de mais carinho e cuidado com toda as espécies, humanos e não-humanos. A participação deste personagem em um programa diário de uma emissora de grande alcance dava destaque para a importância dos animais em nossas vidas e o respeito que devemos ter para com eles.
Comunicação Animal Care