55 21 991732258
animalcare.contato@gmail.com
Compartilhe esta página:
Intervenção humana causa invasão de animais silvestres nas cidades

Em 2018 cerca de 700 animais silvestres já foram resgatados pela Guarda Municipal de Salvador. Esse número é um reflexo da invasão destes animais à área urbana e isso acontece devido ao desmatamento de áreas verdes nas cidades. Confira mais!


Os cientistas passaram a reconhecer as cidades como laboratórios para estudar os animais silvestres. O fenômeno é mundial: todo dia, mais pessoas migram para os grandes centros e isto não está sendo diferente com os animais.

A Sinantropia

Segundo a ONU, em 2015 a população mundial chegou a 7,3 bilhões e 54% dessas pessoas vivem em grandes centros urbanos. A expansão das cidades e a devastação de ambientes naturais têm obrigado animais selvagens a migrar para habitats humanos. De acordo com os biólogos, essa adaptação dos animais aos locais criados pelos homens é chamada sinantropia.  As cidades oferecem abrigo, comida e água fácil para os animais. O polonês Maciej Luniak é pesquisador: “cidades podem ser um refúgio e área de conservação para algumas espécies”, porém, “não muda o fato de que uma crise ecológica global está afetando a fauna urbana”.

Em busca de alimentos, muitos bichos acabam indo para além de seu habitat natural e quando chegam aos centros urbanos se perdem, sem conseguir voltar. Outro problema frequente são as queimadas, elas fazem com que os animais fujam para sobreviver.

Intervenção humana contribui para invasão

Não se pode negar que há intervenção direta do homem para essa invasão. Muitos desses animais são retirados de seus habitats de forma irresponsável. Seja para criação doméstica ou até mesmo para fins comerciais. Porém, dependendo da espécie não é raro perder o controle de sua reprodução e ocupação. Após algum tempo, diversos bichos acabam sendo despejados em lugares inadequados para sua segurança.

A presença dessas espécies nos centros urbanos acaba gerando medo entre a população local. Mas é importante lembrar que os animais também se sentem ameaçados pelo homem e acabam os atacando. Por isso é importante frisar, caso encontre animais silvestres nessas condições, acione as autoridades responsáveis. Dessa forma é garantida a integridade das pessoas e dos animais.

Prezando pela preservação das espécies

A Animal Care recebe diversos animais, que necessitam de cuidados específicos, pois não podem retornar ao seu habitat natural. Ajude a melhorar ainda mais a vida dos nossos moradores. Faça parte do nosso projeto! Nós aceitamos doações de qualquer valor, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Assim podemos continuar proporcionando segurança e conforto aos nossos bichinhos.

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *

Phone: 55 21 991732258
Endereço: Estrada Beira Rio - s/nº - Bracuhy