Impressão 3D ajuda a salvar a vida de animais silvestres

Não são apenas os humanos que podem ser beneficiados pela tecnologia. Animais domésticos e silvestres que são vítimas de acidentes também podem receber próteses a partir da impressão 3D. Confira!

O Centro de resgate de animais ZooAve, que fica na Costa Rica, recebeu um tucano sem a parte de cima de seu bico. O animal havia sido cruelmente atacado por um grupo de adolescentes. Ele sangrava muito e não conseguia se higienizar ou se alimentar. Após o atendimento de emergência, o tucano recebeu um bico feito em impressora 3D.

Bico em Impressão 3D

Antes da impressão 3D, a anatomia de animais como o tucano era vista com complexidade demais para ser reproduzida em prótese. Muitos animais machucados ficavam sem auxílio.

Fonte: Hypeness

Uso no Brasil

No Centro de Triagem de Animais Silvestres em Aldeia, Pernambuco, a impressão 3D já é realidade. Uma jabuti de 40cm e cerca de 9,5 kg chegou ao local com o casco bastante ferido. Ela havia sido vítima de uma queimada e algumas placas e ossos de seu casco haviam caído. Graças ao equipamento ultramoderno, a jabuti pode ganhar um casco novo, feito com material sintético e bem resistente.

Rafael Suarez foi o designer responsável pelo novo casco da jabuti. “Como o animal tem 40cm e a máquina só comporta 14cm, vamos imprimir várias partes e depois montar, como um quebra-cabeça. No final a prótese é encaixada sobre o casco que ainda resta”, conta Rafael.

Fonte: PorAqui

A tecnologia está ajudando a melhorar e salvar a vida de muitos animais. Mas o grande desafio dos pesquisadores no futuro é criar próteses altamente resistentes para que esses animais possam voltar a ter uma vida livre na natureza.

A Animal Care acolhe diversos bichos e muitos deles também chegam machucados, vítimas de vários tipos de acidentes. Eles necessitam de cuidados e tratamentos específicos.

Você pode contribuir para melhorar cada dia mais a vida dos nossos moradores! Faça parte do nosso projeto. Nós aceitamos doações de qualquer valor, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Assim podemos continuar proporcionando segurança e conforto aos nossos bichinhos.