55 21 991732258
animalcare.contato@gmail.com
Compartilhe esta página:
Espécies invasoras nos ecossistemas: conheça mais sobre o problema

Animais que não são originários de uma região ou de um país podem causar um grande desequilíbrio no ecossistema local. Leia mais em nosso artigo sobre invasões de espécies exóticas e suas consequências.


Para um país que busca sustentabilidade e possui uma megadiversidade como o Brasil, é necessário proteger sua saúde pública, economia e também seus ecossistemas. Invasões de espécies exóticas como plantas, microrganismos e animais podem ameaçar os seus recursos.

Conforme a CDB (Convenção sobre Diversidade Biológica), “espécie exótica é toda espécie que está fora da sua área de distribuição natural. Já Espécie Exótica Invasora, é definida como sendo aquela que ameaça espécies, ecossistemas ou habitats.” Através de suas vantagens competitivas e favorecidas pela ausência de inimigos naturais, estas espécies conseguem se proliferar e invadir ecossistemas. Tanto naturais quanto antropizados.

Outros fatores também beneficiam as espécies exóticas, como a degradação ambiental e ambientes com paisagens alteradas. Os potenciais invasores e os impactos que causam também podem ser intensificados pelas mudanças climáticas.

Por exemplo, o tigre-d ‘água, uma espécie de tartaruga asiática, e também o mico-estrela, comum na Bahia, são animais inofensivos que podem provocar grandes desequilíbrios ambientais e comprometer um ecossistema. Essas espécies não são originárias do Estado de São Paulo, mas são facilmente encontradas em Campinas.

De acordo com o biólogo Leandro Angelo Pereira do Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental, “Muita gente compra (esses animais) e, quando o bicho cresce, são soltos em lagos e rios”.  Em Campinas muitos tigres-d’água foram abandonados e estão no Bosque dos Jequitibás. “Muita gente comprou a tartaruguinha na loja e o vendedor não avisou que o animal iria crescer. O que acontece é que muita gente abandona os bichos aqui”, conta Eliane Ferraz, zoóloga e diretora do Bosque.

Especialistas afirmam que, além de problemas de disputa territorial e ameaça às espécies locais, estes mesmos animais invasores também pode introduzir doenças.

O que podemos fazer para prevenir?

Cada um de nós pode ajudar o meio ambiente e o ecossistema diante deste problema. Saber identificar essas espécies não é uma tarefa fácil, mas passar a outras pessoas o conhecimento sobre o assunto é sem dúvidas o mais importante.

Também é muito importante jamais libertar animais exóticos no ambiente. Pois mesmo que sua intenção seja boa ela pode ter consequências bem ruins.

E se em algum momento você encontrar espécies invasoras em situações críticas, como à venda, alerte a autoridade responsável.

A Animal Care abriga diversos animais que não podem retornar à natureza. Eles necessitam de cuidados específicos, desde alimentação saudável até cuidados veterinários. Tudo isso para que os animais possam viver em um local seguro e agradável, como seria em seu habitat natural.

Seja também um doador e ajude a melhorar a vida dos nossos moradores. Faça parte do nosso projeto, é muito simples! Aceitamos doações de qualquer valor, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Assim, podemos continuar proporcionando amor e conforto aos nossos bichinhos.

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *

Phone: 55 21 991732258
Endereço: Estrada Beira Rio - s/nº - Bracuhy