55 21 991732258
animalcare.contato@gmail.com
Compartilhe esta página:
Qual a diferença entre animais domésticos e animais silvestres?

Você sabe qual a diferença entre os animais domésticos e os animais silvestres? Se a resposta for não, separamos alguns detalhes em nosso artigo para esclarecer essa dúvida!


Todos os animais que vivem ou nascem em um ecossistema natural, como florestas por exemplo, são considerados animais silvestres. Lobo-guará, mico-leão-dourado e capivara são exemplos de animais nativos. Há também aqueles animais que são criados em ambiente doméstico, como hamster, porquinho da índia, calopsita, coelho e papagaio. Esses animais são considerados animais silvestres e não-convencionais.

Já os animais que tem convivência e estão acostumados com a presença do homem são considerados animais domésticos, pois vivem fora de seu ambiente natural. Um exemplo básico da vivência de seres humanos e animais é o cavalo. Não podemos esquecer também de cães e gatos que estão presentes na maioria dos lares e são vistos como animais companheiros e em algumas ocasiões até como filhos por seus tutores.

Ter um animal silvestre em casa é crime?

Sim, ter um animal silvestre capturado da natureza é crime. O indivíduo que cometer este ato está sujeito a prisão de seis meses a um ano além de multa. Animais silvestres só podem ser mantidos fora de seu habitat por criadores. Isto deve ser devidamente legalizado e controlado pelo IBAMA.

Em caso de atendimento a um animal silvestre, o mesmo deve ser feito por veterinários ou pessoas que estejam preparadas para essa ação. Uma pessoa inapta pode ocasionar problemas ainda maiores. Caso encontre um animal silvestre nessa situação, é importante ligar para alguma entidade de defesa e proteção animal. Se não houver nenhuma instituição por perto, entre em contato com a prefeitura do município. Também é possível pedir ajuda à Secretaria do Meio Ambiente ou ao departamento de vigilância.

Faça parte do nosso projeto!

A Animal Care acolhe animais silvestres que necessitam de cuidados específicos para sua preservação e não podem retornar ao seu habitat natural. Eles precisam de nós. Contribua para melhorar cada dia mais a vida dos nossos moradores.

Faça parte do nosso projeto! Nós aceitamos doações de qualquer valor, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Assim podemos continuar proporcionando segurança e conforto aos nossos bichinhos. Acesse nosso site e faça sua doação!

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *

Phone: 55 21 991732258
Endereço: Estrada Beira Rio - s/nº - Bracuhy