55 21 991732258
animalcare.contato@gmail.com
Compartilhe esta página:
A importância do Enriquecimento Ambiental para os silvestres
Desde 2014, o Animal Care utiliza vários recursos da técnica
Todos o animais silvestres deveriam viver plenamente em seus habitats naturais. Mas sabemos que, infelizmente, isso não é possível. A todo tempo, araras, tucanos, macacos-prego e tantas outras espécies são caçados, confinados e levados para o mercado informal.
O Santuário Animal Care é um espaço de acolhimento para os animais resgatados do tráfico e do comércio ilegal que precisam de cuidados especiais. Muitos não podem voltar para a natureza. Os que moram aqui, segundo especialistas, foram maltratados demais e, se forem soltos, não sobreviverão aos ataques de seus predadores.

Os tucanos adoram beber água direto da fonte.

Antes mesmo de o conceito entrar em voga, os animais os que moram aqui já eram tratados com técnicas que estimulam o bem-estar físico e mental dos indivíduos para garantir sua qualidade de vida.
 O Enriquecimento Ambiental (EA) inclui diversas práticas para o bem-estar dos animais quando não é possível devolvê-los a seus ambientes de origem. Nos últimos anos, a técnica vem sendo estudada por zootecnistas e especialistas veterinários.
O Enriquecimento Ambiental consiste em inserir estímulos dentro dos recintos para que os animais tenham a oportunidade de realizar atividades e desenvolver comportamentos mais próximos do natural, melhorando a saúde física e psicológica. O método constitui a introdução na rotina de alimentos variados e saudáveis, proporcionar jogos e atividades com objetos e brinquedos  para que sejam estimuladas  a curiosidade e a criatividade de todos. É fundamental para a qualidade vida que possam despertar seus instintos com segurança.
No Santuário isso é rotina. A equipe preza pela alimentação de todos e está sempre preocupada em oferecer os melhores tipos de produtos. Frutas, verduras e legumes sempre frescos cortados e preparados na medida certa para ingestão de cada um. Grãos, sementes e ração especial, caso necessário, são incluídos n a dieta.
Ovos orgânicos da Toca
Os ovos não podem falar na dieta proteica dos macacos-prego. E eles só consomem os ovos orgânicos que são oferecidos mensalmente pela Toca Orgânicos, uma empresa que tem como princípio a ética do bem-estar animal e é parceira do Animal Care desde setembro de 2019.
Mais espaço para as brincadeiras                       

A cada ano, os recintos são expandidos para dar mais conforto para os indivíduos, separado por espécies e afinidades. Mais espaço também para jogos e brincadeiras que os estimulem tanto nas atividades físicas como comportamentais. Afinal, eles também sentem emoções como nós, e mantê-los ativos é um dos componentes para a saúde e felicidade de todos!

Atualmente, o Animal Care abriga 27 macacos-prego.

Pular, balançar, vale tudo na brincadeira.

Acompanhe vida no Santuário

Pretendemos mostrar toda semana uma atividade realizada come eles. Os macaquinhos se divertindo com seus colegas ou fazendo aquela refeição deliciosa. Araras dando aquele voo gostoso e tucanos tomando banho no riacho. Sim, eles adoram uma água!
Manuella Soares
Comunicação Animal Care

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *

Phone: 55 21 991732258
Endereço: Estrada Beira Rio - s/nº - Bracuhy